Blog

Vamos Meditar?

Isaías 40: 6:8

"Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva,e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva: seca-se a erva e cai a sua flor, mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente." 



https://br.freepik.com/fotos-gratis/menina-levanta-as-maos-para-o-ceu-e-sente-liberdade

Reflexão:

A vaidade da Beleza


Nossa época marcada pela obsessão pela imagem e aparência. Constantemente somos bombardeados com padrões de beleza específicos que alimentam a busca por um perfeição inalcançável. e essa busca desenfreada tem levado as pessoas a uma série de problemas emocionais, psicológicos e espirituais.
No livro do Profeta Isaías, encontramos uma poderosa advertência sobre a   fragilidade da vida humana.
O Senhor afirma que a humanidade é como a relva, e toda a sua glória é como uma flor; a relva murcha e a flor cai.  Pela manhã a relva está verde e bonita, à tarde, por causa do calor do sol, ela murcha, seca e toda a sua beleza se vai.
Nossa vida é essa relva frágil que começa bela e vistosa, mas logo se vai para sempre. Por isso, nossa preocupação deve ser com as coisas permanentes, e não apenas com as coisas temporais. 
A busca desiquilibrada pela beleza e pelos padrões impostos pela cultura, representa uma visa desperdiçada com o que não tem valor para a eternidade.
Uma obsessão pela beleza exterior pode obscurecer nossa verdadeira essência, nos afastando de aspectos muitos mais relevantes de nossa identidade e propósito. Dentre os perigos da vaidade e da beleza estão a distorção da realidade, a negligência da verdadeira saúde e a desconexão da nossa vida espiritual e dos propósitos que Deus tem para nós.
Nossos olhos devem estar em quão lindo é perceber que nossa verdadeira beleza não está na aparência exterior, mas em nossa essência, transformada por Cristo e expressando compaixão, bondade e amor pelos outros.
Nossa beleza também está quando nos aceitamos, quando compreendemos que não existe um padrão único de beleza, sabendo que Deus criou toda a diversidade que podemos ver. É a isso que devemos nos apegar. Somos imagem e semelhança de Deus, e este é um grande e milagroso presente que já temos.
O tempo vai passar, e nosso olhar em relação ao que é belo vai mudar, ser santificado e amadurecido por Deus, que afirma que um coração alegre é o que deixa o rosto bonito. Podemos nos alegrar e permanecer buscando a fidelidade de Deus e de sua Palavra, que é nossa fonte de vida eterna. Nele, nos tornaremos cada vez mais belos, à medida que o caráter de Cristo é formado em nós.


Vamos Meditar?


 Lucas 12 :13-21

 "E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
 Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
 E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
 E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
 E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas safras e os meus bens;
 E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.
 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.


Reflexão:

A vaidade das posses


O ser humano tem a tendência inata de colocar coisas supérfluas e vazias no lugar de Deus.Quando agimos dessa forma, transformamos coisas boas em ruins e pecaminosas. Precisamos tomar cuidado e eliminar tais atitudes do nosso dia a dia.

Todos querem ter um bom carro, um boa casa, bons móveis para preencher o lar, um bom emprego com um salário digno e justo... e isso não é problema algum. O grande problema está quando resumimos nossa vida a essas coisas, quando gastamos nosso tempo e energia apenas buscando bens materiais e nos esquecemos de todo o resto.

A falta de cuidado e atenção com essas situações nos torna escravos da busca pelos bens materiais, e isso nos lança numa armadilha, pois nunca estaremos satisfeitos e sempre vamos querer mais. O senhor não nos proíbe de termos posses, e não condena automaticamente os ricos ao inferno. Mas a Biblia chama a atenção para que nosso contentamento esteja em Cristo.  Apesar da necessidade de adquirir várias coisas, nosso Senhor Jesus deve ser a fonte de nossa satisfação e alegria.

Precisamos refletir sobre isso, pois o consumismo que nos cerca nos força a trabalhar para conquistar coisas que, com o passa do tempo, se mostram completamente inúteis e sem sentido. E até mesmo as coisas úteis um dia perdem o seu valor: o carro fica velho, a casa se desfaz, as coisas estragam e se perdem. Se nosso coração estiver preso  a isso, na medida em que tudo se desfizer, nosso coração irá junto. Por isso Jesus disse para buscarmos primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e essas coisas nos serão acrescentadas. (Mateus 6:33).

Nosso coração deve estar em Cristo. Ele é a nossa base e não existe dinheiro nesse mundo que satisfaça a necessidade que temos de Jesus. Ele é quem resolve os problemas que o dinheiro não resolve, Ele é quem abre portas que o dinheiro não consegue, Ele é tudo oque precisamos.